sexta-feira, 6 de março de 2015

Entorse: como deve agir após essa lesão articular


Entorse

A maioria de nós já torceu o tornozelo por um mau jeito, acontece muito no desporto e nas mulheres a andar de salto alto. A entorse é uma lesão articular provocada por um movimento forçado com alongamento, arrancamento ou rotura de um ou mais ligamentos, mas sem deslocação das superfícies articulares.
É a lesão de tornozelo mais comum, e as consequências a longo prazo são uma causa comum de dor crónica nessa região. 80% das entorses de tornozelo são de inversão, na qual ele gira para fora, virando a sola do pé para dentro (em direcção ao outro pé). Imediatamente após aleijar o tornozelo, deve tomar as seguintes medidas: protecção, repouso, gelo, compressão e elevação.

Frequente em práticas desportivas, esta situação pode ser prevenida com o uso de calçado confortável e adequado às actividades que se desenvolvem, nomeadamente a nível desportivo. 


Sintomas


No momento em que ocorre a lesão, surge uma dor intensa e toda a zona articular fica inchada. A pessoa sente-se incapaz de fazer movimentos com a zona afectada.


Graus da Entorse


Existem três graus de gravidade de uma entorse de tornozelo: primeiro, segundo e terceiro grau.
Entorse de tornozelo de primeiro grau: Leve distensão ou ruptura do ligamento; pouca ou nenhuma perda funcional - o tornozelo ainda pode aguentar um pouco de peso; dor leve; algum inchaço; um pouco de rigidez.
Entorse de tornozelo de segundo grau: Ruptura mais grave dos ligamentos; instabilidade moderada do tornozelo; dor moderada a grave – suportar o peso do corpo é muito doloroso; inchaço e rigidez
Entorse de tornozelo de terceiro grau: Ruptura total do ligamento - há uma perda de movimento; instabilidade grave da articulação – perda de funções articulares; dor severa seguida inicialmente por entorpecimento; inchaço grave.

Se o entorse for de segundo ou terceiro graus, é preciso consultar um médico.



Formas de Tratamento


Mantenha-se numa posição o mais confortável possível.

Aplique gelo na articulação que sofreu a lesão, para reduzir o inchaço.

Envolva a articulação lesionada numa ligadura, para conferir alguma protecção.


Primeiro Passo

Evite todas as actividades que façam sentir dor.
Use muletas/bengala até que possa caminhar sem sentir dor.
Mude a sua rotina de exercícios. Por exemplo, se costuma correr, experimente trocar pela natação ou a máquina de remo (ginásio). O importante é não ficar parado para não perder a aptidão física.


Segundo Passo

Aplique gelo no tornozelo para amenizar a dor e o inchaço.
Mesmo que vá ao médico*, deixe gelo no local da entorse até ser atendido. O gelo vai evitar uma inflamação ou uma eventual hemorragia interna nos ligamentos (a hemorragia pode ocorrer caso algum deles tenha se rompido).
Coloque-o um saco de plástico no tornozelo, durante 15 a 20 minutos, 3-5 vezes por dia durante os 3 primeiros dias. Uma alternativa ao saco é mergulhar a perna em um balde com água fria e gelo.
Dê um tempo de 30 minutos entre as aplicações. A recomendação é a aplicação de gelo nas primeiras 48 a 72 horas.
Caso a sua pele comece a ficar branca por causa do gelo, retire-o imediatamente. O frio excessivo também “queima” a pele.
Se tem diabetes ou problemas circulatórios, avise o seu médico antes de usar gelo.


Terceiro Passo
Comprimir a ligadura entre o pé e o tornozelo.
Com a ajuda de um material elástico, pode envolver a região do tornozelo e comprimi-la (isto é, apertá-la um pouco) para amenizar o inchaço.
Coloque uma ligadura elástica a partir dos dedos do pé até o meio da canela, aplicando uma pressão uniforme, até que o inchaço desapareça.
Afrouxe o elástico se os seus dedos começarem a ficar roxos, frios ou dormentes. Certifique-se de que o elástico não está muito frouxo ou muito apertado.


Quato Passo
Apoie a perna em algo mais elevado de modo que o tornozelo fique acima da altura do coração. Isto ajuda a prevenir hematomas.



Exercícios para melhorar/prevenir


Faça exercícios que aumentem a sua mobilidade. Deixo algumas sugestões em baixo para ajudar os ligamentos do seu tornozelo a recuperarem.


1. Quando se sentir confortável o suficiente (sem muita dor), faça círculos com o tornozelo. Isso também ajudará a reduzir o inchaço, se feito com a perna em uma posição elevada.

2. Sente-se numa cadeira com o pé do tornozelo junto ao chão. Leve o pé de um lado para o outro, devagar, durante 2 a 3 minutos. Mantenha o pé junto ao chão durante todo o exercício.


3. Sente-se no chão com as pernas esticadas à sua frente. Com a perna esticada, coloque o pé no meio de uma toalha e puxe as pontas dela na sua direcção. Caso doa muito, mantenha essa posição por apenas 2 segundos. Conforme o tornozelo for melhorando, aumente esse tempo até chegar nos 30 segundos. Repita esse alongamento de 2 a 4 vezes.

4. Fique em pé com as mãos encostadas na parede. O pé aleijado fica a um passo atrás do outro pé e com a planta toda encostada no chão durante todo o alongamento. Vá dobrando aos poucos o joelho da perna que não está aleijado até ao seu limite. Vai sentir a "batata" da perna aleijada a alongar. Mantenha essa posição por 15 a 30 segundos. Repita esse alongamento de 2 a 4 vezes.


5. Assim que conseguir ficar de pé sem sentir dor ou o inchaço tiver diminuído bastante, pode começar a fazer os exercícios necessários para fortalecer a musculatura da área. Com a ajuda de uma banda elástica faça movimentos de "abrir" e "fechar" a perna, para fortalecer o seu tornozelo. É a melhor forma de evitar problemas futuros. 

6. Fique em pé de frente para a parede. Empurre-a com um dos pés e mantenha a posição por 6 segundos para trabalhar os músculos anteriores da perna.

7. Sente-se no chão como se fosse fazer abdominais. Coloque uma faixa elástica em volta dos pés e então abra as pernas. Esse exercício fortalece a musculatura exterior das pernas.

8. Sente-se numa cadeira e mantenha os pés juntos. Com o pé aleijado, empurre o pé são e mantenha a posição por 6 segundos. Assim trabalha a musculatura interna da perna.

9. Coloque o pé bom em cima do pé aleijado. Enquanto pressiona levemente para baixo com o pé que está em cima, o que está em baixo empurra para cima. Mantenha essa posição por 6 segundos.

10. Trabalhe o seu equilíbrio. Ele é frequentemente afectado depois de uma entorse de tornozelo, e deixar de exercitá-lo é, em grande parte, a razão pela qual o problema volta a acontecer com frequência.

Fique de pé em cima de uma almofada ou de uma plataforma instável (exemplo BOSU). Faça isso próximo à parede para poder apoiar-se caso perca o equilíbrio. Ou peça para alguém estar por perto caso você caia.
Fique de pé e apoie o seu peso no pé aleijado, levantando o outro. Estenda os braços para ajudar a equilibrar o corpo.



*Quando procurar ajuda médica


Se a dor persistir e o inchaço não reduzir, após algumas horas, deve procurar ajuda especializada. Pode necessitar de intervenção cirúrgica se se tratar de uma entorse grave.

Sempre que estiver na dúvida, se se trata de uma entorse ou de uma fractura.


_____
Espero que tenham gostado do artigo! :) e não se esqueçam de SOBRETUDO sempre fazer um aquecimento antes de exercitar-se.


Bons Treinos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui a tua pergunta ou dá a tua opinião. A tua pergunta pode ser a de muitas outras pessoas. Não hesites!