O artigo que hoje vos dou a ler é sobre a Bolacha Maria. Uma bolacha que, por sua vez, é tão recomendada por profissionais de saúde.
Além disso, com este artigo pretendo alertar-vos para a importância da leitura dos rótulos dos alimentos.
Vamos lá então analisar o rótulo de uma das marcas de bolachas tipo “Maria”.
Leram bem os ingredientes?
Então agora vamos a uma pequena descrição dos ingredientes deste produto:
- Farinha de trigo – causa inflamações, alergias, disturbios gastrointestinais, desequilibrio do pH, adição, diabetes, obesidade, etc…
- Açúcar – causa aumento de gordura visceral, diminuição da sensibilidade insulínica, aumento do triglicerídeos (gordura no sangue), Diminuição do HDL (colesterol “bom”), Aumento do LDL (colesterol “mau”), Esteatose hepática, Inflamação Generalizada e está ligado ao aparecimento de carcinomas.
- Gordura vegetal de palma – relacionada com várias doenças, inclusive cancro
- Xarope de glucose – versão “barata” do açúcar. Causa aumento de gordura visceral, diminuição da sensibilidade insulínica, aumento do triglicerídeos (gordura no sangue), Diminuição do HDL (colesterol “bom”), Aumento do LDL (colesterol “mau”), Esteatose hepática, Inflamação Generalizada e está ligado ao aparecimento de carcinomas.
- Soro de leite em pó
- Sal
- E500ii – Hidrogenocarbonato de sódio – também usado na espuma de extintores, cerâmica, desodorizantes e droga “crack”. Rico em sódio (“sal”)
- E503ii – Hidrogenocarbonato de amónio – é instável no ar, principalmente em condições de temperaturas acima de 49ºC, desprendendo o gás “Amônia”, um gás tóxico.
- E322 – Lecitina
- E323 – Anoxomer ( aditivo “plástico” não digerível – ilegal em frança)
- Sulfitos – aditivo tóxico quando consumidos em grande quantidade ou por pessoas alérgicas ou com com asma
- E304i – palmitato de ascorbilo (obtido sinteticamente)
- E306 – extracto rico em tocoferóis
- Aroma – obtido em laboratório
Concluindo...
O profissional de nutrição que recomenda este alimento processado, PROVAVELMENTE (digo eu), segue apenas o princípio de contagem de calorias (que na realidade é o tema com mais ênfase nos cursos de ciências da nutrição) ignorando os ingredientes do mesmo.
Vocês certamente, também ouvem muitos profissionais de saúde (não digo todos) a recomendar este tipo de bolachas, certo? E viram que não é assim tão boa para a nossa saúde, além que está cheia de "E's" que devem sempre verificar e evitá-los. Mesmo sem entrar nos detalhes das quantidades de nutrientes (pois em 100 gramas do produto podemos encontrar 23 gr de açucares = 6 colheres de chá!), digam o que disserem, isto não é “comida de verdade”!
Por isso é que é deveras importante que vejam os rótulos dos alimentos, mesmo que esses alimentos sejam recomendados por nutricionistas.
Fica a dica: os melhores alimentos são os mais SIMPLES de todos. Nomeadamente a fruta, vegetais, nozes, etc. e não a produtos não regulamentados, muitos feitos em laboratório!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa aqui a tua pergunta ou dá a tua opinião. A tua pergunta pode ser a de muitas outras pessoas. Não hesites!