Muitas pessoas costumam sentir câimbras em determinados exercícios. Mas sabe o que é a cãimbra? Quais suas causas, e como preveni-la? Pois bem hoje vou vos falar sobre ela!
O que é a Cãimbra? Quais as suas causas?
Em definição, a cãimbra é uma contracção muscular involuntária, que ocorre por hipocalcemia ou hipopotassemia (baixo teor de cálcio e potássio no sangue, respectivamente), ou por baixa oxigenação.
Um músculo precisa de energia para contrair e também para relaxar. No caso da cãimbra, à falta de energia suficiente para relaxá-lo e o músculo entra em contracção prolongada. Isso ocorre num exercício quando utilizamos um músculo, que não estamos acostumados, para realizar certos movimentos, e o músculo não tem força ou resistência suficiente para o mesmo.
Quando não chega oxigénio suficiente ao músculo, além da escassez energética citada acima, a energia precisa ser gerada de forma anaeróbia, por meio de um processo que libera ácido láctico. O ácido láctico em excesso provoca o espasmo muscular, e consequentemente a dor.
O que fazer se alguém estiver com uma cãimbra?
O ideal é fazer o movimento contrário ao espasmo muscular, ou seja, alongar o músculo que estiver a doer. Se a cãimbra está a “puxar” uma articulação para a flexão, alongue em extensão e vice-versa.
Como preveni-la?
É sempre melhor prevenir do que remediar, não é o que se costuma dizer? Uma forma de prevenir as cãimbras é melhorar a capacidade de oxigenação muscular durante uma actividade física; e a melhor maneira de resolver isto é a aumentar a sua condição física. A prática de exercícios regulares supervisionados é a melhor forma de garantir um bom funcionamento do sistema musculoesquelético e livrar das tenebrosas cãimbras.
É claro que em situações de deficiência crónica de cálcio e potássio (diagnosticadas por exame de sangue), comer alimentos ricos desses nutrientes, como derivados de leite e banana ajudam. Porém, a actividade física é o melhor remédio! Sendo assim, vamos treinar!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa aqui a tua pergunta ou dá a tua opinião. A tua pergunta pode ser a de muitas outras pessoas. Não hesites!