quarta-feira, 13 de abril de 2016

O LADO PERIGOSO DO AÇÚCAR (COM FOTOS CHOCANTES)

diabetes_a
A Associação de Diabetes da Tailândia pediu ao designer Nattakong Jaengsem para desenvolver uma campanha que encoraje os cidadãos a reduzir a quantidade de açúcar que estes tomam diariamente. O resultado é uma representação violenta das consequências que o excesso de saúde tem na nossa vida.
Chamada “Sweet Kills” – “O doce mata”, em português – a campanha pretende mostra-nos que o diabetes tipo 2 pode fazer ao comum dos mortais. No entanto, e em vez de utilizar fotografias para nos revelar as consequências do excesso de açúcar nas nossas vidas, Jaengsem decidiu recriar lesões relacionadas com o diabetes com aquilo que as provoca: os doces.
Estas imagens incríveis e chocantes poder-nos-ão fazer pensar duas vezes antes de comermos este ou aquele doce. Demasiado açúcar na nossa dieta pode causar diabetes tipo 2, que reduz drasticamente a capacidade de o nosso corpo se curar e pode levar a lesões que, quando infectadas, podem resultar em amputações.
diabetes_b
diabetes_cdiabetes_ddiabetes_ediabetes_f

Recomendação de consumo de açúcar

A recomendação atual é de que o consumo diário não ultrapasse 10% das calorias ingeridas diariamente, em uma dieta saudável. Maiores benefícios à saúde podem ser alcançados se o consumo diário de açúcar for reduzido para 5% das calorias ingeridas (ou cerca de 25g de açúcar por dia). 

Alimentos ricos em açúcar

Além do açúcar branco, muitos alimentos contêm esse ingrediente em sua receita, trazendo também malefícios à saúde. Alguns exemplos são:
  • Sobremesas: bolos, pudins, doces e pães açucarados, ...
  • Bebidas: refrigerantes, sucos em pó, ...
  • Produtos industrializados: chocolate, gelatina, biscoitos, ketchup, leite condensado, Nutella, ...
Assim, é importante evitar o consumo desses alimentos e olhar sempre o rótulo para verificar se o açúcar foi utilizado como ingrediente para fabricar o produto. Veja qual a quantidade de açúcar nos alimentos mais consumidos.
O açúcar presente naturalmente nas frutas, verduras, legumes e leite fresco não devem ser computados nesta restrição. O consumo destes alimentos in natura deve ser promovido e estimulado, para toda a população, em todas as faixas etárias. Entre os benefícios de se controlar a ingestão diária de açúcares estão a melhoria do controlo do peso corporal, prevenção do sobrepeso e obesidade, doenças crónicas não-transmissíveis, em especial a diabetes e a diminuição de cáries dentária.
Espero que tenham gostado do tópico e que tenham ficado sensibilizados. Boa alimentação e bons treinos! 

Superem-se! 

Catarina Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui a tua pergunta ou dá a tua opinião. A tua pergunta pode ser a de muitas outras pessoas. Não hesites!