É normal sentirmo-nos mais em baixo de vez em quando, seja porque o trabalho não nos corre da melhor forma, porque uma despesa extra estragou as nossas poupanças do mês, ou mesmo até porque não há meio do sol brilhar em pleno. Para evitar os dias embirrentos e carrancudos há uma solução bem ao nosso alcance: a alimentação. Ter cuidado com ela! Não é comer qualquer coisa, sobretudo doces, que nos enchem a alma por cinco segundos e pesam na consciência nas horas seguintes. Estou a falar dos ingredientes certos para nos sentirmos em sintonia com o universo.
Devemos fazer pequenas refeições regulares, com determinados alimentos certos, mantendo assim os níveis de açúcar estáveis, a nossa força de vontade inabalável e longe dos suspeitos do costume, ou seja, doces e gorduras. Fugirmos assim ao que costuma acontecer quando nos sentimos na mó de baixo, que é: ou comer desenfreadamente, ou passar horas sem fim sem nada no estômago.
Por isso, deixo-vos aqui uma lista de nutrientes que contribuem para aumentar o bom humor e o alto astral:
PROTEÍNA ÀS REFEIÇÕES PRINCIPAIS
As proteínas são compostas por aminoácidos, entre eles o aminoácido triptofano, necessário à produção de serotonina, o neurotransmissor que controla os estados de espírito, o sono e o apetite. Consumir uma grande variedade de proteínas de boa qualidade e incluí-las diariamente em 2 refeições ajudará a garantir a produção suficiente dos neurotransmissores tão importantes na regulação do humor.
Segundo as recomendações internacionais, as mulheres precisam entre 45 a 55g de proteína por dia. Por isso pense em peixe, marisco, polvo, lulas, aves, carne vermelha magra, sementes e frutos secos, leguminosas, tofu ou seitan. Para ter uma ideia, saiba que 100g de atum ou de carne de vaca magra tem à volta de 32g de proteína; 150g de leguminosas tem 16g de proteína e 225ml de iogurte grego sem açúcar e magro cerca de 10g de proteína.
VITAMINA B6
Quem tem índices baixos de vitaminas B (em especial B6, B12 e folatos) sofre um risco mais elevado de depressão. Consuma muita banana, abacate, frango, cereais integrais e legumes de folha verde. Leguminosas, frutos secos (nozes, amêndoas, cajus e pistáchios), sementes de girassol, carne de porco, pimentos, batata, também devem fazer parte da sua despensa.
SOL Q.B.
Vá para a praia ou sente-se na sua varanda a apanhar sol às horas menos perigosas (até às 11h30 e depois das 16h) para ajudar a combater a deficiência em vitamina D, que pode dar origem a estados depressivos.
APARELHO DIGESTIVO AFINADO
Investigações recentes revelam que não só o stresse e a ansiedade podem provocar problemas intestinais, mas que estes últimos podem dar origem a depressões. Procure comer alimentos de fácil digestão, ricos em fibra e iogurtes probióticos para reforçar as bactérias intestinais. Além disso, deve procurar beber bastantes líquidos, de preferência água ou chás sem açúcar.
HIDRATOS DE CARBONO SAUDÁVEIS
Os tipos de hidratos de carbono que consumimos afectam a nossa boa disposição e comportamento. Evite os refinados (pão branco, massa e arroz branco, alimentos processados) e reduza o mais que puder o açúcar de modo a não haver oscilações bruscas dos níveis de açúcar no sangue, o que dá origem a mudanças bruscas de humor e quedas de energia. Dê preferência a cereais integrais, fruta, leguminosas e legumes.
Espero desta forma ter-vos ajudado! Subscrevam na lateral do blog para receberem todas os artigos que aqui coloco.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa aqui a tua pergunta ou dá a tua opinião. A tua pergunta pode ser a de muitas outras pessoas. Não hesites!