quarta-feira, 10 de junho de 2015

Dieta: Cortar nos hidratos de carbono? NÃO MESMO!


Comer hidratos de carbono? Sim. Todos? Não. A ingestão desta fonte de energia é fundamental para uma vida saudável e alimentação equilibrada. Mas há que ter em conta o tipo de hidratos de carbono a ingerir.

Banir os hidratos de carbono da alimentação é um dos maiores erros das dietas actuais. Estes alimentos não são apenas a fonte de energia mais importante do corpo, como são também uma excelente fonte de vitaminas, minerais e outros tantos nutrientes.

As frutas, legumes, vegetais e cereais completos são os melhores hidratos de carbono e aqueles que devem fazer parte do cardápio diário, com especial para os cereais integrais que, embora contenham mais nutrientes do que os refinados, estão a ser subestimados pela população mundial.

Todos os cereais não integrais e produtos refinados – como o pão branco, bolos, bolachas, massas, etc – perderam mais de 25% do valor proteico na produção, fazendo com que sejam escolhas menos saudáveis por carecerem de alguns dos principais nutrientes e por, quase sempre, serem ricos em açúcar, sal e gorduras, componentes para que fiquem mais ‘nutritivos’.

Os hidratos de carbono são fundamentais para a sensação de saciedade mas, quando a escolha recai sobre os cereais ‘brancos’ ou refinados, a saciedade é substituída por mau estar e dor abdominal, resultado do esforço que o organismo faz para digerir esses alimentos.

Pão integral, massa integral ou de milho, quinoa, arroz integral ou escuro são algumas das alternativas mais saudáveis para as refeições principais.



Boa Alimentação e Bons Treinos.


Catarina Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui a tua pergunta ou dá a tua opinião. A tua pergunta pode ser a de muitas outras pessoas. Não hesites!