quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Pepino: Informação nutricional e 15 razões para o comer!

O pepino é o fruto do pepineiro, que se come geralmente em forma de salada. O pepino é um diurético natural e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais. Mas quais serão os seus benefícios? Antes mais deixo-vos a informação nutricional do Pepino.


    1. Informação Nutricional do Pepino (por 100g)
    Calorias 16

    Lípido 0,1 g
    Gordura saturada 0 g
    G. poliinsat. 0 g
    G. monoinsat. 0 g
    Colesterol 0 mg
    Sódio 2 mg
    Potássio 147 mg
    Carboidrato 3,6 g
    Fibra dietética 0,5 g
    Açúcar 1,7 g
    Proteína 0,6 g
    Vitamina A105 IUVitamina C2,8 mg
    Cálcio16 mgFerro0,3 mg
    Vitamina D0 IUVitamina B60 mg
    Vitamina B120 µgMagnésio13 mg


Razões para comer Pepino:

  • O pepino hidrata
Se não consegue ingerir a dose diária recomendada de água, comer pepino fresco é uma ajuda, uma vez que é constituído por 90% de água. 


  • Combate o calor por dentro e por fora
Ingerido, alivia a azia. Aplicado sobre a pele, alivia os sintomas das queimaduras solares.


  • Elimina as toxinas
A água presente no pepino atua como uma "vassoura" virtual, elimimando as toxinas e outro "lixo" que organismo acumula. Ingerido regularmente, acredita-se que ajude a dissolver as pedras nos rins.


  • Fornece a dose diária de vitaminas
O pepino contém a maioria das vitaminas que precisamos diariamente: A, B e C. Mas não se esqueça de manter a casca.


  • Fornece minerais 
O pepino é rico em potássio, magnésio e silício, todos minerais "amigos" da pele. É por isso que vários Spas usam tratamentos à base de pepino.


  • Estimula a digestão
A fibra presente no pepino ajuda a digestão e ainda combate, se ingerido diariamente, a obstipação crónica.


  • Ajuda a perder peso 
Rico em água e pobre em calorias, é o snack ideal para quem está a tentar emagrecer. Pode ser usado em sopas, saladas ou "petiscado" em palitos, por exemplo.


  • Revitaliza o olhar 
Este truque é antigo: Rodelas de pepino gelado nos olhos para fazer desaparecer os papos, graças às suas propriedades anti-inflamatórias


  • Combate o cancro
Contém lariciresinol, pinoresinol e secoisolariciresinol, que têm sido ligados a um risco menor de vários tipos de cancro, incluindo o dos ovários, mama, próstata e útero.


  • Combate diabetes, colesterol e mantém tensão arterial equilibrada
O sumo do pepino contém uma hormona de que as células do pâncreas precisam para a produção de insulina; Os esteróis ajudam a reduzir o colesterol e os elevados níveis de fibra, potássio e magnésio contribuem para o equilíbrio da tensão arterial.


  • Refresca a boca
Alivia as gengivas doentes e combate o mau hálito, ao matar as bactérias (corte uma rodela e pressione-a contra o céu da boca com a língua durante meio minuto).


  • Torna cabelo e unhas mais bonitos
Graças à sílica presente no pepino, o cabelo e as unhas tornam-se mais fortes e brilhantes.


  • Promove a saúde das articulações
A sílica também é excelente para a saúde dos músculos, tendões, ligamentos, cartilagem e ossos.  


  • Cura a ressaca
A melhor forma para evitar a desagradável ressaca é sempre não beber demais. Mas se passou dos limites e quer evitar os sintomas no dia seguinte, experimente comer algumas rodelas de pepino antes de se deitar. E agradeça à vitamina B, açúcar e eletrólitos presentes no pepino.


  • Mantém os rins em forma
O pepino reduz os níveis de ácido úrico.



Espero que tenham gostado! Boa Alimentação :)
Catarina Gonçalves



quinta-feira, 20 de agosto de 2015

O que é a Cãimbra? Quais as suas causas e como preveni-la?

Muitas  pessoas  costumam  sentir  câimbras  em determinados exercícios. Mas sabe o que é a cãimbra? Quais suas causas, e como preveni-la? Pois bem hoje vou vos falar sobre ela!



O que é a Cãimbra? Quais as suas causas?

Em definição, a cãimbra é uma contracção muscular involuntária, que ocorre por hipocalcemia ou hipopotassemia  (baixo  teor  de cálcio  e potássio  no  sangue,  respectivamente), ou por baixa oxigenação.

Um músculo precisa de energia para contrair e também para relaxar. No caso da cãimbra, à falta de energia suficiente para relaxá-lo e o músculo entra em contracção prolongada.  Isso ocorre num exercício quando utilizamos um músculo, que não estamos acostumados, para realizar certos movimentos, e o músculo não tem força ou resistência suficiente para o mesmo.

Quando não chega oxigénio suficiente ao músculo, além da escassez energética citada acima, a energia  precisa  ser gerada  de forma  anaeróbia,  por meio  de um processo  que libera  ácido láctico. O ácido láctico em excesso provoca o espasmo muscular, e consequentemente a dor.




O que fazer se alguém estiver com uma cãimbra?  


O ideal é fazer o movimento  contrário ao espasmo  muscular,  ou  seja,  alongar  o  músculo  que estiver  a doer.  Se a  cãimbra  está a “puxar” uma articulação para a flexão, alongue em extensão e vice-versa.



Como preveni-la?

É sempre melhor prevenir do que remediar, não é o que se costuma dizer? Uma forma de prevenir as cãimbras é melhorar  a  capacidade  de  oxigenação  muscular  durante  uma  actividade  física;  e  a  melhor maneira de resolver isto é a aumentar  a sua condição  física. A prática de exercícios regulares  supervisionados  é a melhor forma de garantir  um bom funcionamento  do sistema musculoesquelético  e livrar das tenebrosas cãimbras.

É claro que em situações de deficiência crónica de cálcio e potássio (diagnosticadas por exame de sangue), comer alimentos ricos desses nutrientes, como derivados de leite e banana ajudam. Porém, a actividade física é o melhor remédio! Sendo assim, vamos treinar!


Bons treinos!!!
Catarina Gonçalves