quinta-feira, 26 de março de 2015

Sinais que podem indicar que tem um problema cardíaco

Muitos dos problemas cardíacos que conhecemos, resultam da falta de exercício físico e manutenção de uma alimentação pouco saudável. Uma dieta rica em gordura saturada, trans e colesterol, leva muitas vezes ao aumento do colesterol mau (LDL) e a uma redução do colesterol bom (HDL).

Esta combinação acaba por levar a uma perigosa concentração de gordura nas artérias (aterosclerose) que mais cedo ou mais tarde poderá levar a um enfarte. Outro problema muito comum, derivado da alimentação, é o exagerado consumo de sal que por sua vez leva ao aumento da pressão arterial. Como consequência o coração é obrigado a trabalhar em maior esforço.

Contudo, antes do pior acontecer, o nosso corpo costuma-nos dar alguns sinais subtis de que as coisas não estão bem. No entanto, não deverá entrar em pânico porque estes sinais também poderão indicar problemas menos graves. De qualquer forma, se sentir alguns destes sinais de forma recorrente, deverá fazer uma visita ao seu médico para verificar se está tudo bem!


Sensação de cansaço permanente

Esta sensação é muito semelhante à sensação de cansaço provocada por uma gripe, se bem que neste caso é constante. Isso acontece pelo facto de o coração não conseguir fornecer o devido oxigénio às células.

Porém, deverá ficar a saber que este sintoma é muito semelhante ao da anemia (falta de ferro), por isso, não entre logo em pânico.


Tonturas

Apesar de as tonturas poderem estar associadas a vários problemas como, por exemplo, hipoglicemia (pouco açúcar no sangue), também poderá estar associado a problemas cardíacos. Quando associadas ao coração, costumam dever-se a artérias «entupidas» ou válvulas cardíacas deficientes.


Falta de ar

Se costuma sentir falta de ar, mesmo estando em forma, isso poderá ser um sinal de que as válvulas do coração estão a funcionar de forma deficiente.


Sensação de dor ao caminhar

Se sente dor (cãibras) quando está a caminhar, subir escadas ou simplesmente a mover-se de um lado para o outro e essa dor desaparece assim que para, então isso poderá ser um sinal que sofre de Doença Arterial Periférica (DAP).

Esta trata-se de uma doença que afecta as artérias, sendo que uma das principais causas é a aterosclerose (acumulação de gordura nas artérias). Se não for tratada a tempo, poderá levar a um enfarte.


Depressão

A depressão não é um sintoma óbvio de que possui um problema cardíaco, no entanto, alguns estudos têm demonstrado que as pessoas que passam por depressões correm maior risco de sofrer de problemas cardíacos.


Enxaquecas

Muitas pessoas sentem o desconforto de enxaquecas frequentes, estimando-se que 12% da população mundial sofra deste problema em algum momento. Porém, quando se associam as enxaquecas a doentes que sofram de doenças cardiovasculares, esse número aumenta para 40%.

Apesar de não existir uma relação directa entre ambos, a verdade é que parece existir uma relação causa-efeito entre as doenças cardiovasculares e as enxaquecas.


Ouvir os batimentos cardíacos ao adormecer

Algumas pessoas costumam ouvir o seu coração bater quando estão a tentar dormir. O “lub-dub” costuma ser muito incomodo e poderá ser um sinal que as válvulas do coração podem ter algum problema.


Ansiedade, suor e náuseas

Sentir ansiedade, suor e náuseas ao mesmo tempo, costuma ser um sinal de que está a ter um ataque de pânico, contudo, esses sintomas também poderão indicar que está a sofrer um ataque cardíaco.

Se logo após estes sintomas sentir falta de ar, fadiga, dor e desconforto junto ao peito, então o melhor é procurar ajuda médica de imediato. Quando mais tempo demorar a procurar ajuda, piores vão ser as consequências para a sua saúde.


Pés inchados

Apesar de se poder ficar com os pés inchados por várias razões, este também poderá ser um sinal de que o seu sistema cardiovascular não está a funcionar correctamente.


Mas como mais vale prevenir do que remediar, nunca é tarde para optar por uma alimentação pobre em gordura saturada e sal e rica em fibra e gorduras insaturadas. A fibra possui um papel muito importante neste factor ao ajudar a baixar o colesterol e regular a absorção da glicose (açúcar). Caso não consiga incluir uma boa dose de fibra na sua alimentação, opte por suplementos de fibra para colmatar essa falha.



Bons treinos e boa alimentação!

Catarina Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui a tua pergunta ou dá a tua opinião. A tua pergunta pode ser a de muitas outras pessoas. Não hesites!